Cinefilando Críticas: O Vencedor

O Vencedor

(The Fighter)

Ano: 2010

Gênero: drama

Mídia: cinema

A primeira cena de O Vencedor revela o por que do favoritismo de Christian Bale ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, é chocante ver o ator como um esqueleto vivo nas imagens iniciais, mais do que isso Bale choca pela sua atuação realista como um viciado em drogas.

História de um boxeador, Micky Ward (Mark Wahlberg) que não tem sucesso em sua carreira, seu irmão Dicky Ecklund (Christian Bale) um ex lutador viciado em crack que o treina, junto com sua mãe (Melissa Leo)o agência.

O grande mérito da obra do diretor David O. Russell é mostrar uma realidade comum, porém ignorada, o egoísmo e o quanto este egoísmo pode prejudicar, até mesmo, as pessoas que gostamos e que fazem parte de nossas vidas. Claramente a mãe de Micky só tem olhos para o seu filho problemático, e explora Micky para obter lucro, tanto que coloca a vida dele em perigo e não sente a menor culpa. Egoísmo também é uma constante na vida de Dicky, não se importa com o futuro de seu irmão, pensa apenas em um dia voltar a lutar e mais do que isso pensa apenas no seu vício.

Além de ser explorado pelas pessoas que deveriam o ajudar Micky ainda possui um pai dominado pelas esposa, irmãs sangue sugas e uma namorada entrometida, sem se esquecer de seu subemprego, pois não consegue se sustentar apenas lutando. Mesmo com tudo o protagonista busca a superação e finalmente conseguir se tornar um vencedor.

O drama familiar é o ponto forte do filme, já as lutas não se pode falar o mesmo, os atores não convencem, e a direção também falha por deixar as lutas francas e abertas, algo inexistente no boxe moderno. Ponto positivo para a fotografia que nos transporta para uma transmissão realista de tv.

A atuação de Bale ganha um mérito ainda maior ao final do filme, pois é mostrado Dicky Ecklund “real”, os trejeitos, modo de olhar e falar são extremamente iguais ao de Bale durante o filme! Perfeito!

 

Nota: 7,9

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: